sábado, 18 de agosto de 2007

o produto:

Play Mate é um experimento performático sobre o universo feminino e o aprisionamento das mulheres num imaginário padronizado e caracterizado pela beleza e juventude. A preocupação com a aparência e os excessivos cuidados para parecerem sempre atraentes aos homens numa interminável e superficial busca por um príncipe encantado inexistente como condição para a felicidade.
A idéia de fazer este experimento veio do trabalho ‘pronta para o consumo’ de 2006, onde Camila já procurava retratar a objetização da figura feminina, realçada pelas próprias mulheres, já que estas são tão volúveis aos apelos e cobranças da sociedade de consumo e movidas pelo desespero sem fim de conquistar o sonho de serem princesas atraentes para seus respectivos príncipes e serem eternamente belas e perfeitas.
No experimento, que tem como objetivo revelar novas imagens para o universo do desejo de consumo femino, Camila pretende descobrir o que realmente anda fazendo a cabeça de homens e mulheres e submete-se à passividade para que as pessoas possam explorá-la e aos objetos de cena (muitos emprestados de diversas pessoas) como uma boneca que pode trocar de roupa, brincando com conceitos de estilos e personalidades.
Sendo que aqui não é uma boneca sexual, como em ‘pronta para o consumo’. Agora a boneca aparece mostrando a mulher aprisionada em parâmetros visuais alheios. O que eles significam e por quê são escolhidos. A investigação levará a pesquisa do solo ‘pronta para o consumo’ a um lugar mais rico imageticamente e mais cheio de significados.
-> na foto, Camila no primeiro teste da Play Mate, montada por Rômulo Pacheco, o colaborador honorário e maior incentivador em qualquer de seus projetos.

5 comentários:

me disse...

Oi Camis
Achei bem bacana a idéia desse blog, pois ele pode não ser apenas uma maneira de divulgar o seu trabalho, mas das pessoas acompanharem o processo de trabalho.
Como sugestão diria para você por mais fotos relacionadas ao processo, para que se possa visualizar melhor sua idéia.
Quanto ao texto, ela deixa bem clara a sua intenção e pontos de partida, mas não é clara como essas idéias serão concretizadas. Que o seu questionamento é em relação á condição feminina e uma constante busca por "agradar", homens ou mulheres, é clara, mas como isso será feito?

Beijos e Boa sorte.

Bianca

K. Corner disse...

olá, bia!
eu vou atualizar o blog sempre, com fotos e textos q irão guiando as pessoas do processo até o resultado!
e obrigada por levantar questões para colocar em pauta aqui no blog. esse tipode troca é fundamental para proceso epara um bom resultado de pesquisa. espero q possamos desscobrir muito mais coisas usando este meio. ;]
um beijo!

Tito disse...

Ah não! Surplus não!!!!!!!!!!! Nãooo!!
Mas fazer o q?! Se vai ser assimmm!!!!!!!
Bjus
!Buena suerte

K. Corner disse...

ah, oceanauta!!!!largamão, né?
é divertido, na verdade!
qdo estiver com tudo certinho, te mando o convite, ok?
um beijo e brigada pela visita.
;]

Helena Saria disse...

Passei aqui preta. Gostei da proposta e acho que podemos gerar um bom debate...
Passarei sempre por aqui.
Não sei se tens o meu, é blogdasaria.wordpress.com
Beijocas.